Notícias

QUALIFICA DEGREDO LEVANTAMENTO PRÉVIO DE INTERESSE EM CURSOS

O Qualifica Degredo é uma iniciativa levantada pela ATI ASPERQD, que está sendo dialogada com a Gerência de Economia e Inovação da Fundação Renova. O objetivo desse levantamento é buscar junto à comunidade cursos de interesse,…

ATI ASPERQD e COMISSÃO QUILOMBOLA PARTICIPAM DE ENCONTRO COM LIDERANÇAS DA FOZ DO RIO DOCE E REGIÃO COSTEIRA

No dia 25 de agosto de 2021, a Comissão Quilombola do Degredo (CQD), assessorada pela ATI ASPERQD, participou da Reunião do Conselho da Foz e GT FOZ, que aconteceu no Centro Ecológico da Vila de Regência- Linhares/ES. O encontro contou com…

PRIMEIRO MINICURSO DE FORMAÇÃO EM DIREITOS NO FORMATO PRESENCIAL

Entre os dias 19 e 22 de julho a ATI ASPERQD promoveu a III rodada da série de minicursos de formação em direitos, sendo o primeiro na modalidade presencial, com o tema: “Comunidades Quilombolas e Direitos Ambientais”. O objetivo dos…

A COMUNIDADE PERGUNTA E A ATI ASPERQD RESPONDE

Nossa equipe da Área Jurídica da ATI ASPERQD respondeu a diversas perguntas feitas pelos comunitários do Degredo, encaminhadas através dos Mobilizadores. Os temas são AFE e Indenização. Clique no link abaixo e confira. Comunica do perguntas…

GRUPO DE ANÁLISE DO SEGUNDO RELATÓRIO ANUAL PMBA/RRDM- FEST

Na 52ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Conservação e Biodiversidade- CTBio/CIF, a coordenação convidou membros, comissões de atingidos e assessorias para participarem da formação de grupos para análise do segundo Relatório…

NOTÍCIA SOBRE ACOMPANHAMENTO DO PMQQS

No dia 18/05/2021 a assessoria técnica ASPERQD, por meio da área de estudos e cursos, acompanhou a 43° campanha do Programa de Monitoramento quali-quantitativo (PMQQS) do Rio Doce e da Zona Costeira e Estuários. No atual momento da pandemia…

ATUALIZAÇÃO JUDICIAL DA RRDM (REDE RIO DOCE MAR)

A ATI ASPERQD, por meio da equipe de estudos e cursos e estratégia, está acompanhando as tratativas do processo judicial no âmbito da clausula 165. CLÁUSULA 165: A FUNDAÇÃO deverá elaborar e implementar medidas de monitoramento da fauna…

DEGREDO PARTICIPA DE REUNIÃO PARA DEBATE SOBRE O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA FOZ DO RIO DOCE E REGIÃO COSTEIRA ADJACENTE

A comunidade quilombola do Degredo tem participação ativa na busca dos seus direitos no processo de reparação e/ou compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, Mariana/2015 em todos os espaços de discussões.…

QUILOMBOLAS DO DEGREDO SÃO VACINADOS

A população quilombola do Degredo foi vacinada na sede da ATI ASPERQD Duzentas e cinquenta e sete pessoas foram vacinadas no Degredo, na terça (6) e quarta (7), na sede da ATI ASPERQD. A vacinação para os quilombolas do Degredo continua…

ATI ASPERQD PROMOVE LIVE DE COMUNICAÇÃO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS REALIZADOS PELO INSTITUTO LACTEC.

No dia 17 de março de 2021, a ATI ASPERQD promoveu uma live na plataforma Teams com o instituto Lactec. O encontro foi mediado pela bióloga Dandara Silva Cabral, que faz parte da equipe técnica da ATI ASPERQD e é especialista em Biomonitoramento…

CONHECIMENTO E EMOÇÃO MARCARAM A II RODADA DE MINICURSO DE DIREITOS DAS MULHERES: A FORÇA DA MULHER NO QUILOMBO!

Entre os dias 09 e 10 de março de 2021 a ATI ASPERQD promoveu o II Minicurso de Direitos das mulheres: A força da mulher no quilombo. O minicurso foi realizado na modalidade presencial, com um público reduzido para atender as normas de Segurança…

OLÁ COMUNIDADE: PARTICIPE DA LIVE SOBRE OS RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL PRODUZIDO PELA LACTEC

No dia 17/03/2021, às 18:30, teremos uma LIVE de comunicação dos estudos socioambientais no território quilombola do Degredo. A live será mediada pela ATI ASPERQD, com o instituto Lactec, que é o responsável pela elaboração do…

RESULTADOS DA 2ª RODADA DE CONSULTA DO PBAQ DETALHADO: 6 PROGRAMAS APROVADOS PELA COMUNIDADE

No dia 28/01/21, por meio da plataforma virtual Teams, tivemos a Plenária da 2ª Rodada de Consulta do PBAQ Detalhado. Nela, foram debatidos os resultados da consulta à comunidade sobre o plano de ação dos seguintes programas: a Casa da…

1ª REUNIÃO DO GT MEIO AMBIENTE E SAÚDE

26/02/2021 A 1ª reunião do GT Meio Ambiente e Saúde aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2021, de 14 às 16h, na sede da ATI ASPERQD. Os convites foram realizados pela equipe de mobilização, nos troncos familiares. Para obedecer às normas…

FEVEREIRO DE MUITA INFORMAÇÃO: A ATI ASPERQD PROMOVE OFICINAS DE APRESENTAÇÃO DE DADOS DA REDE RIO DOCE MAR

26/02/2021 No âmbito do atendimento da cláusula 165 do termo de ajustamento de conduta (TTAC), a REDE RIO DOCE MAR (RRDM) possui a finalidade de apoiar ações reparatórias de interesse público relacionadas ao impacto causado na biodiversidade…

REALIZAÇÃO DOS MINICURSOS DE DIREITOS

26/02/2021 Desde agosto de 2020, a ATI ASPERQD  aplica rodadas de minicursos em direitos, com o objetivo de qualificar os atingidos e atingidas no Território sobre os impactos ocasionados pelo desastre e os direitos aplicados, através da…

1º NOVEMBRO NEGRO DO DEGREDO: RESISTIR PARA EXISTIR

22/02/2021 No mês de novembro de 2020, foi realizado o “1º Novembro Negro do Degredo: resistir para existir”. Nesse mês da Consciência Negra foram realizadas diversas atividades junto à comunidade e aos funcionários da ATI ASPERQD,…

2ª RODADA DE CONSULTA DO PBAQ DETALHADO: MAIS UMA CONQUISTA DA COMUNIDADE

28/01/2021 A 2ª rodada de consulta do PBAQ Detalhado Nesta semana, na quinta-feira, 28/01, teremos a Plenária da 2ª Rodada de Consulta do PBAQ Detalhado. Nesta oportunidade, serão consultados os detalhamentos dos seguintes programas: PG03…

ATI ASPERQD E ACOMPANHAMENTO DO PLANO BÁSICO AMBIENTAL QUILOMBOLA (PBAQ) DO DEGREDO: UMA RETROSPECTIVA

28/01/2021 Contratação da Assessoria Técnica Independente ASPERQD: de atingido para atingido Assim que contratada a ATI ASPERQD, em maio de 2020, os colaboradores iniciaram o levantamento e análise da documentação disponível a respeito…

O QUE É E COMO SURGIU O PLANO BÁSICO AMBIENTAL QUILOMBOLA (PBAQ) DO DEGREDO

28/01/2021 O que é o Plano Básico Ambiental Quilombola do Degredo (PBAQ) O Plano Básico Ambiental é um documento que contém ações e programas para mitigar impactos ambientais de obras em processo de licenciamento ambiental, sendo condição…

EQUIPE AMBIENTAL & SAÚDE DA ATI ASPERQD APRESENTA “ANÁLISE TÉCNICA DOS LAUDOS DOS POÇOS DA COMUNIDADE DO DEGREDO -LINHARES” NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PONTAL DO IPIRANGA- LINHARES/ES

21/01/2021 No dia 08 de janeiro de 2021 os técnicos da área Ambiental & Saúde da Assessoria Técnica Independente – ATI ASPERQD, realizaram um encontro presencial com a equipe da Unidade de Saúde da Família - USF- do Pontal do Ipiranga.…

EQUIPE ATI ASPERQD E COMISSÃO QUILOMBOLA REALIZAM VISITA TÉCNICA A EMPRESA LINHAGUA

21/01/2021 No dia 15 de dezembro de 2020 alguns técnicos da ATI ASPERQD (ambiental, saúde, mobilizadores) junto com representante da Comissão Quilombola, realizaram uma visita técnica à empresa Linhagua, responsável pela entrega de água…

ÁGUA MINERAL

01/12/2020 Entre os meses de setembro e outubro foi realizado um levantamento de informações junto à comunidade do Degredo através dos mobilizadores, relacionado ao recebimento, armazenamento e usos da água mineral pelos moradores do território. Alguns…

ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO – PMQACH

01/12/2020 Neste mês de novembro a equipe da Assessoria Técnica Independente – ATI ASPERQD, realizou uma reunião para apresentação de informações sobre o relatório de análises dos laudos dos poços de Degredo, incluídos no Plano…

ACOMPANHAMENTO DAS COLETAS DE CAMPO DOS ESTUDOS DA REGIÃO DELTAICA

01/12/2020 Dar uma resposta a população referentes aos danos ambientais oriundos do rompimento da barragem de Fundão a população da região deltaica é a essência da deliberação n° 165 do comitê interfedarativo (CIF). Visto isso,…

EQUIPE TÉCNICA DA ATI ASPERQD PARTICIPA DE MOMENTO PARA REFLEXÃO SOBRE OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (ODS)

01/12/2020 No dia 09 de novembro de 2020, durante a semana do 1º Novembro Negro do Degredo, tivemos o momento ‘’Café com cuscuz’’, um bate-papo semanal onde os funcionários da ATI comunicam de maneira informal a situação de atividades…

DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL

26/11/2020 Como parte do escopo de trabalho do Eixo Ambiental da ATI ASPERQD, acompanhamos estudos socioambientais de interesse para a comunidade de Degredo, sejam eles independentes (principalmente os de produção universitária), elaborados…

SAA DEGREDO – ETAPA DE SONDAGEM

26/11/2020 Voltar a ter água potável é uma prioridade para a comunidade de Degredo. Por isso a equipe da ATI ASPERQD vem acompanhando junto a Fundação Renova (FR) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, a elaboração do projeto…

ATI ASPERQD REALIZA PRIMEIRA RODADA DE MINICURSOS DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, EM CUMPRIMENTO AO ADITIVO TAP

08/10/2020 Entre os dias 17 e 21 de agosto, a Assessoria Técnica Independente da ASPERQD realizou a primeira rodada de minicursos para a Comunidade do Degredo. Foram realizados o Curso de Formação em Direitos e o Curso de Formação em Direitos…

CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DA PROPOSTA DE INDENIZAÇÃO PARA DEGREDO: DESENVOLVIMENTO CONJUNTO ENTRE ASSESSORIA TÉCNICA E COMISSÃO QUILOMBOLA

08/10/2020 Iniciou-se no mês de agosto a construção colaborativa da proposta de indenização para a Comunidade de Remanescente de Quilombo do Degredo, entre a Assessoria Técnica e a Comissão Quilombola do Território. O objetivo dos…

ATI ASPERQD REALIZA A CAMPANHA: DEGREDO CONTRA A COVID-19

05/10/2020 Com apoio do Hospital Oswaldo Cruz, a ATI ASPERQD realizou a campanha “Degredo contra a COVID-19” para reforçar a importância da prevenção nos territórios tradicionais. Diversas ações foram realizadas pelas equipes Eixo…

DEGREDO MAIS PERTO DE VOLTAR A TER ÁGUA POTÁVEL!

05/10/2020 Voltar a ter água potável é uma prioridade para a comunidade de Degredo. Por isso a equipe da ATI ASPERQD vem acompanhamento junto a Fundação Renova e Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, a elaboração do projeto para…

O TERRITÓRIO QUILOMBOLA É SAGRADO: AÇÕES DE PREVENÇÃO À COVID19 EM DEGREDO – UMA INICIATIVA DA ATI ASPERQD

12/08/2020 Os mobilizadores, do Eixo Social da ATI ASPERQD, iniciaram os trabalhos de fortalecimento das ações de prevenção à COVID19 junto à comunidade de Degredo. As atividades envolveram: diálogo sobre as dúvidas da comunidade…

FUNDAÇÃO PALMARES PUBLICA ORIENTAÇÕES PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19 PELAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

20/06/2020 A Fundação Cultural Palmares publicou orientações para as Comunidades Remanescentes de Quilombos para o enfrentamento ao novo coronavírus.  A publicação traz orientações gerais de prevenção à COVID-19, explica como ocorre…

COMUNIDADE QUILOMBOLA DE DEGREDO POSSUI ASSESSORIA TÉCNICA EXCLUSIVA PARA O TERRITÓRIO.

06/06/2020 A Associação dos Pescadores e Extrativistas e Remanescentes de Quilombo de Degredo – Asperqd, tem o prazer e a honra de informar que finalizamos a fase de negociações entre a Asperqd e as Empresas, para formalização da contratação…

HOMOLOGAÇÃO DA ASSESSORIA TÉCNICA DE DEGREDO

25/05/2020 O processo de contratação da assessoria técnica para o território de Degredo se encontra na etapa final da contratação, faltando apenas a aprovação pelo juiz (homologação) do contrato entre a ASPERQD e as empresas. Apesar…