Sobre a ATI ASPERQD

A Associação

A Associação dos Pescadores e Extrativistas e Remanescentes de Quilombo de Degredo – ASPERQD, é uma associação civil, sem fins lucrativos ou econômicos, com sede na Comunidade Remanescente de Quilombo do Degredo, localizada no Município de Linhares/ES.

Fundada em 2004, com o nome ASPED (Associação de Pescadores e Extrativistas de Degredo “Atalino Leite de Araújo”), sempre desempenhou o papel de agente mobilizador, desenvolvendo projetos visando a melhoria socioeconômica e cultural dos membros da Comunidade.

Após um intenso trabalho e muito esforço de seus membros, concretizou-se por meio da Certificação Quilombola publicada no Diário Oficial da União – Seção 1, na data do dia 20 de maio de 2016, e no ano de 2018 ocorreu a atualização do seu estatuto, tornando-se ASPERQD.

A ASPERQD é formada por membros de troncos familiares remanescentes de quilombo e demais membros da comunidade tradicional, criada com várias finalidades dentre elas: a congregação dos membros da Comunidade no tocante a unir esforços na luta pelos objetivos e bem comuns, bem como na manutenção da identidade tradicional e preservação dos costumes locais.

A ASPERQD, contribui, ainda, para o desenvolvimento socioambiental, cultural, econômico e tecnológico para seus associados, incluindo também a promoção da defesa dos interesses coletivos e étnicos da Comunidade Remanescente de Quilombo do Degredo.

A Assessoria técnica

Em 2015, ocorreu o rompimento da Barragem de Rejeitos de Fundão – pertencente a Samarco e localizada no Complexo Minerário de Germano em Mariana/MG, que ocasionou o despejo em milhões de toneladas de rejeitos na calha hídrica do Rio Doce, componente principal da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, percorrendo cerca de 600 Km e passando pelos Rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce, até chegarem ao mar em Linhares/ES, no dia 22 de novembro daquele ano.

Sendo notório os prejuízos ambientais, bem como o impacto negativo na qualidade da água, biodiversidade e manutenção do modo de vida e costumes locais nos territórios atingidos, a Comunidade Remanescente de Quilombo do Degredo, localizada no Município de Linhares, litoral Norte do Espírito Santo, em razão das consequências diretas e indiretas da chegada dos rejeitos carreados pela calha do Rio Doce, foi altamente impactada.

A criação de assessorias técnicas independentes para prestar assessoramento aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão é resultado de acordos e transações firmados no âmbito das negociações para a reparação integral dos danos causados às comunidades atingidas ao longo da bacia do Rio Doce, incluindo os povos indígenas e outros povos e comunidades tradicionais.

No processo de mobilização das comunidades atingidas para a escolha de suas assessorias técnicas, a ASPERQD foi escolhida pela comunidade de Degredo, tendo em vista o histórico elo entre a Comunidade e a Associação para os núcleos tradicionais familiares, propiciando a mobilização, a organização e a união na consecução de seus objetivos e interesses comuns.

A Assessoria Técnica da ASPERQD é realizada pela comunidade para a comunidade e do território para o território, relevando a importância de uma assessoria independente e expert, que valoriza as práticas e saberes tradicionais, mobilizando a comunidade de Degredo nas ações de reparação integral.

Quem faz parte

A Associação dos Pescadores e Extrativistas e Remanescentes de Quilombo de Degredo – ASPERQD é uma associação civil sem fins lucrativos, que atua na defesa dos direitos dos residentes no território. Com especial atenção à defesa dos direitos difusos e coletivos relacionados aos elementos tradicionais de povo e território quilombola.

Enquanto assessoria técnica, é composta por uma equipe multidisciplinar com foco na conjunção dos esforços e saberes técnicos e tradicionais. A equipe da ASPERQD Assessoria Técnica se orgulha por ser a única em toda a Calha do Rio Doce a contar com residentes tradicionais em seus cargos, desde a coordenação geral até os mobilizadores de campo. Contando, inclusive, com a presença de um Griô, como Coordenador do Eixo Social – principal responsável pela integração entre os saberes técnicos-científicos e tradicionais.