DEGREDO MAIS PERTO DE VOLTAR A TER ÁGUA POTÁVEL!

05/10/2020

Voltar a ter água potável é uma prioridade para a comunidade de Degredo. Por isso a equipe da ATI ASPERQD vem acompanhamento junto a Fundação Renova e Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, a elaboração do projeto para implementação do Sistema de Abastecimento de Água em Degredo (SAA), que viabilizara a estruturação de solução definitiva para o  abastecimento da água na região. A instalação da SAA em Degredo é fruto de uma luta da comunidade, reconhecida a partir dos danos causados pelo desastre da barragem de Fundão, e confirmadas pelas deliberações nº 256/2018 e 329/2019 do Comitê Interferativo (CIF).

O processo de instalação da SAA é acompanhado pelos técnicos da ATI ASPERQD e por membros da Comissão Quilombola.

O abastecimento de água trará como resultado a melhoria na saúde e nas condições de vida da comunidade, com o fornecimento de água potável, em quantidade e qualidade adequada e pressão suficiente.

Cabe ressaltar que a Fundação Renova perfurou poços na comunidade, sendo que um desses servirá de manancial de abastecimento para o SAA – Sistema de Abastecimento de Água, mas durante a elaboração do projeto a Fundação Renova e o SAAE irão considerar  os parâmetros adequados de qualidade da água conforme legislação pertinente, para que este seja a água do manancial seja tratada de forma segura. A proposta do projeto é para abastecer a comunidade de Degredo com água em quantidade suficiente e qualidade dentro dos parâmetros de potabilidade vigentes na legislação brasileira.

No dia 18 de setembro a equipe contratada da Fundação Renova, realizou a coleta de água nos dois poços perfurados, para verificação da qualidade da água. Entre os dias 19 e 22 de agosto,  a empresa Engenharia CF, realizado o serviço de topobatimetria, sendo essa uma das etapas necessárias para a continuidade do desenvolvimento do projeto do sistema de abastecimento. Todo o trabalho foi acompanhado por um  membro da Comissão Quilombola e por técnicos do Eixo Ambiental da ATI ASPERQD.