ATI ASPERQD ACOMPANHA ENTREGA DE LAUDOS DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO, ASSESSORANDO O TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE DEGREDO

O PMQACH (Programa de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano), faz parte do Monitoramento da Bacia do Rio Doce, vinculado ao Programa 14 da Fundação Renova. As coletas do PMAQACH são realizadas uma vez por mês e tem como objetivo monitorar a qualidade da água para consumo humano.

Em Degredo, as coletas irão acontecer até que o Sistema de Abastecimento de Água (SAA), esteja construído e em operação para servir a comunidade.

No dia 09 de fevereiro de 2024, após a reivindicação da ATI ASPERQD e Comissão Quilombola de Degredo junto a prefeitura de Linhares e a CT-Saúde, em esforço contínuo para garantir a transparência e a segurança do uso da água para consumo humano no território, a ATI acompanhou a equipe do VIGIAGUA na entrega dos laudos e explicação dos parâmetros que estão fora dos limites permitidos pela legislação à população local.
As coletas de água e seus resultados, são de responsabilidade da Fundação Renova, atualmente são monitorados 21 poços no Degredo. A entrega e orientação sobre o resultado dos laudos aos donos dos poços, cabe a prefeitura através do VIGIAGUA. Essa medida visa fortalecer o entendimento dos comunitários quanto à qualidade da água consumida em suas casas.

Estiveram presentes na atividade, Hiuston – biólogo da prefeitura de Linhares/ES, que promoveu a orientação e a entrega dos laudos, acompanhado do Agnaldo também da prefeitura, além do Damiani Paolo Gomes Rocha– biólogo da ATI ASPERQD, que prestou assessoramento ao território no acompanhamento da atividade.

É fundamental que a população tenha acesso a informações precisas sobre a qualidade da água consumida, é importante destacar que em todos os laudos entregues, foram identificadas inconformidades na qualidade da água, reforçando a necessidade de celeridade na construção do SAA, além da continuidade do fornecimento de água mineral enquanto o SAA de Degredo não esteja em operação.