3º Novembro Negro foi um grande sucesso

O 3º Novembro Negro, realizado em 2023, foi um evento de grande importância para a comunidade quilombola do Degredo. Durante esse evento, foram promovidas diversas atividades para valorizar e preservar a cultura quilombola, além de estimular o empreendedorismo e a geração de renda para a comunidade.

Uma das principais atrações do evento foi a Exposição de fotografia e artefatos quilombolas do Degredo: Saberes e fazeres quilombolas do Degredo. Essa exposição trouxe imagens e artefatos que retratam a história e a cultura do quilombo, proporcionando aos visitantes uma imersão nesse universo.
Outra atividade importante foi a Oficina de Protocolo de consulta pública em comunidades quilombolas. Nessa oficina, os participantes puderam aprender sobre os processos de consulta pública, fundamentais para garantir os direitos das comunidades quilombolas em relação à grandes empreendimentos.

Aconteceu um Workshop sobre empreendedorismo, abordando o afroturismo como possibilidade de geração de renda para a comunidade quilombola do Degredo. Nesse workshop, foram apresentadas oportunidades de empreendedorismo na área do turismo, levando em consideração a cultura e os valores da comunidade quilombola.

Além disso, durante o 3º Novembro Negro, houve uma Feira de troca de mudas de plantas medicinais, cujo objetivo foi promover a valorização da medicina tradicional quilombola e incentivar a troca de conhecimentos entre os participantes.
Uma mesa sobre Racismo Ambiental e os impactos dos grandes empreendimentos nos povos e comunidades tradicionais, visando discutir e conscientizar sobre as injustiças ambientais que afetam essas comunidades. Para as crianças e jovens da comunidade, foi oferecida a Oficina Jongo, onde foram transmitidos conhecimentos sobre a história, dança e música Jongo.

Essas atividades realizadas durante o 3º Novembro Negro foram de extrema importância para a valorização da cultura quilombola, para o fortalecimento da comunidade do Degredo e para o desenvolvimento de atividades que serão executadas ao longo do ano de 2024, como a oficina de Jongo Infanto-Juvenil que tem sido realizada mensalmente com as crianças e jovens do Degredo, através do projeto Raízes Vivas: fortalecendo o Jongo na Comunidade Quilombola do Degredo.

Dessa forma, o Novembro Negro se tornou um marco para o início de iniciativas que buscam preservar e promover a cultura quilombola, além de fomentar o empreendedorismo e a geração de renda para a comunidade do Degredo.