Acompanhamento de estudos e pesquisas socioambientais

No mês de maio a ATI ASPERQD prestou assessoramento a Comissão Quilombola de Degredo (CQD), acompanhando as coletas ambientais que são de interesse do Território.

O Programa de Monitoramento Quali-quantitativo Sistemático de Água e Sedimento (PMQQS) foi implementado em 31 de julho de 2017 com o objetivo principal de acompanhar, ao longo do tempo, a recuperação da bacia hidrográfica do rio Doce e zona costeira e estuarinas adjacentes. Este programa faz parte das ações de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 05 de novembro de 2015.

No dia 10 de maio de 2023 a ATI ASPERQD, por meio da área socioambiental, acompanhou a 67° campanha do PMQQS no ponto denominado como ZCN-02, este fica localizado no mar do Degredo e é de relevante interesse para o território, as coletas são de responsabilidade da Fundação Renova, realizadas pelo laboratório Tommasi que é preposto do contrato. O acompanhamento técnico, faz parte do escopo da assessoria e é uma ação muito importante para garantir a veracidade dos dados coletados e informados como resultados de status dos fatores analisados. No acompanhamento é possível verificar se as metodologias estão sendo aplicadas, se o local da coleta está correto, analisar as características do tempo, utilização dos equipamentos e EPIs, além de armazenamento e logística do material para horário de chegada ao laboratório. No ato do acompanhamento são feitos registros fotográficos e posteriormente é gerado relatório, onde acontece o detalhamento do andamento da atividade.

Em decorrência do rompimento da barragem de rejeito de mineração de Fundão, em Mariana/MG, foi estabelecido o Plano de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano (PMQACH), com as diretrizes definidas pela Câmara Técnica de Saúde (composta por representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios atingidos pelo desastre da Samarco, além de representantes dos atingidos) e deliberado pelo Comitê Interfederativo (CIF).

No dia 23 de maio de 2023, aconteceu a 57ª campanha de coletas do PMQACH na comunidade do Degredo. As coletas são de responsabilidade da Fundação Renova, feitas pelo Laboratório Tommasi que é preposto do contrato, o trabalho é acompanhado pela ATI ASPERQD, com objetivo de verificar se as metodologias de coleta estão sendo seguidas corretamente, como a conferencia dos dados que são analisados no local, a disponibilidade de armazenamento do material que é levado para laboratório, sua logística, se há extravasamento de material coletado no frasco, além de a distância entre o local da coleta e a saída de água do poço.

Durante o acompanhamento das coletas, foram feitos registros fotográficos, vídeos e produção de relatório, que, quando identificado inconsistência, o material é apresentado para a Câmara Técnica de saúde (CT SAUDE).