Mais um passo para a instalação do SAA no Território Quilombola de Degredo

No dia 29 de fevereiro de 2024, a ATI ASPERQD assessorou o Território Quilombola de Degredo a pedido da CQD, na visita técnica de reconhecimento de território da equipe de engenharia da Fundação Renova. Estiveram presentes na atividade, Paolo – biólogo da ATI, além de Paulo e Washington – mobilizadores e liderança na comunidade, da empresa de engenharia Enflortec – Daniel Martins e Willian, da empresa MCA fiscal para a Fundação – Daniel e Ilva.

 

O intuito da atividade foi percorrer o trecho da estrada ES010, onde irá passar os dutos da rede mestre do sistema de abastecimento de água em Degredo, para a finalização do projeto de adequação e aprovação do Departamento de Estrada e Rodagem (DER).

 

A estrada foi percorrida até seus extremos aonde chegarão os dutos, iniciando no lado sul do território, como referência o pé de jamelão, chegando até a extremidade do lado norte, como referência a propriedade do senhor Antônio Silvério, após a água viva.

 

A visita foi utilizada para reconhecer a área e documentar para constar no projeto os possíveis obstáculos na instalação da rede, os pontos de observação foram os “mata burros”; manilhas e os dutos da empresa de petróleo.

 

A informação apurada é que o projeto está aprovado pelo SAAE do município que será responsável pela operação da estação de tratamento, este, está em adequação para a aprovação do DER, e após a liberação, estará apto a implantação.