PROJETO RAÍZES VIVAS: FORTALECENDO O JONGO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO DEGREDO

O projeto “Raízes Vivas: fortalecendo o Jongo na Comunidade Quilombola do Degredo” tem dado os primeiros passos para preservar e difundir uma das mais importantes manifestações culturais de origem africana no Estado do Espírito Santo. Durante o mês de fevereiro, foram realizadas as duas primeiras oficinas, que trouxeram conhecimento e encantamento para os participantes.

Na primeira oficina, realizada no dia 02/02/2024, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do Jongo, compreendendo suas origens e a importância dessa expressão cultural para a comunidade. Por meio de dinâmicas e atividades interativas, conduzidas pelo mestre Pedro Leite Costa e pela mestra Cleia Silva Costa, os presentes foram informados sobre o legado e a relevância do Jongo, despertando o sentimento de orgulho por fazerem parte de uma cultura tão rica e diversificada.

Já no dia 23/02/2024, a segunda oficina foi dedicada ao ensino das técnicas de canto, toque e dança do Jongo. Os participantes puderam vivenciar na prática a cadência, ritmo e os movimentos característicos. Com muita alegria e entusiasmo, todos os presentes se entregaram ao compasso do Jongo, sentindo a energia contagiante que emana dessa manifestação cultural.

É importante ressaltar que o objetivo principal do projeto Raízes Vivas é formar um Grupo infanto-juvenil de Jongo do Degredo. A ideia é proporcionar um espaço para que as crianças e jovens da comunidade possam aprender, vivenciar e preservar essa tradição ancestral. O Jongo possui uma ligação direta com a história e a identidade da comunidade quilombola, representando um patrimônio cultural imaterial de grande valor.

A realização dessas primeiras oficinas é apenas o começo de um projeto que pretende transformar vidas e fortalecer as raízes culturais da comunidade. Através do Jongo, serão incentivados valores como o respeito, a cooperação e o amor pela cultura quilombola.

A próxima etapa do projeto Raízes Vivas: fortalecendo o Jongo na Comunidade Quilombola do Degredo envolverá a continuidade das aulas, aprofundando ainda mais o aprendizado e permitindo que os participantes adquiram habilidades técnicas cada vez mais avançadas. Além disso, estão previstas apresentações em eventos dentro e fora da comunidade, proporcionando a oportunidade de mostrar o valor artístico e cultural desse patrimônio vivo. Acreditamos que o projeto Raízes Vivas será um sucesso, fortalecendo a cultura do Jongo e, principalmente, fortalecendo a comunidade do Degredo. Juntos, faremos com que as raízes culturais quilombolas continuem vivas e floresçam cada vez mais.