DEGREDO PARTICIPA DO PROJETO DE MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA ATIVIDADE PESQUEIRA E AQUÍCOLA NO RIO DOCE E NO LITORAL DO ESPÍRITO SANTO (PMAP)

O Instituto de Pesca (IP) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) vêm desenvolvendo o Projeto de Monitoramento e Caracterização Socioeconômica da Atividade Pesqueira e Aquícola no Rio Doce e no Litoral do Espírito Santo (PMAP). O projeto tem como objetivo prover informações sobre a atividade pesqueira e a caracterização socioeconômica dos pescadores e pescadoras, aquicultores e aquicultoras de 51 municípios localizados ao longo do rio Doce e no litoral do Espírito Santo.

O monitoramento da pesca e a caracterização socioeconômica contribuirão para a visibilidade do setor pesqueiro, demonstrando sua importância na geração de renda, alimento e economia local. Ainda, proporcionarão informações que podem auxiliar no dimensionamento de alguns dos impactos sofridos pela atividade, assim como mostrar as condições atuais do setor para embasar ações de recuperação.

Cabe ressaltar, que desde fevereiro de 2016, quando os impactos do rompimento da barragem de Fundão começaram a ser percebidos em Degredo, a comunidade não realiza nenhuma atividade de pesca. Entretanto a comunidade, que antes da chegada da lama tinha mais de 95% das pessoas envolvidas em atividades de pesca, participa do projeto de forma a gerar subsídios que marquem também esse momento.

Até o momento, a equipe que esteve conosco em 22 de outubro de 2021, conversou com 5 pessoas envolvidas nas atividades pesqueiras e nos dias 06 e 07 dezembro de 2021, a equipe retorna para dar continuidade as atividades.