Atualizações sobre o projeto de geração de renda para famílias do Degredo a partir da meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão)

O projeto conta com a capacitação para criação de abelhas nativas sem ferrão, buscando a produção de mel e derivados (pólen, própolis etc.), nas comunidades de Regência, Povoação, Areal, Entre Rios e Degredo, na foz do Rio Doce, em atendimento às cláusulas 129 e 130 do TTAC.

O Plano Estratégico de Negócios, instrumento fundamental deste projeto, vai contar com elementos que vão informar os participantes sobre o que será produzido, qual a demanda dos produtos, como produzi-los, para quem vender e como vender e, ainda, como gerenciar o negócio da meliponicultura.

Tudo será feito a partir de um estudo de viabilidade econômico-financeira, que vai definir padrões de governança a serem observados e, inclusive, uma projeção dos próximos 05 anos para garantir a continuidade do negócio, sempre com foco na geração de renda para os usuários.

É importante destacar que a apicultura já é praticada no Degredo, com pessoas de referência no ofício, tanto em termos de conhecimento tradicional da própria comunidade quanto em conhecimento técnico, como na prática produtiva. Nesse contexto, a meliponicultura, por não apresentar riscos de acidentes e não exigir cuidados intensivos, se revela como uma oportunidade de estimular a atividade no território.

Vale lembrar que um dos programas do PBAQ, que está em consulta neste momento, o PG 15 – Intensificação da Atividade de Apicultura no Território, foi elaborado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da apicultura na comunidade. Além disso, prevê a capacitação dos comunitários para a criação de abelhas sem ferrão. Aproveitando a oportunidade, o projeto de meliponicultura vai executar esta parte do programa 15 do PBAQ.

Após uma reunião com a Fundação Renova, no começo de dezembro, a ATI Asperqd pretende fazer um levantamento dos interessados pela equipe de mobilização no início de janeiro. No dia 13/01/2022, às 14h, nas dependências da ATI Asperqd, faremos uma reunião com estes interessados para explicar um pouco mais do projeto, tirar dúvidas e combinar algumas questões para avançarmos juntos no processo de reparação. Depois do nosso momento, a Tetra Mais, que vai executar o projeto, começará seus trabalhos no território, apresentando seu plano de trabalho para os futuros criadores de abelhas sem ferrão do Degredo.