ATI ASPERQD PROMOVE III BATE PAPO NO BARCO, A ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO ATUALIZA OS COMUNITÁRIOS SOBRE RESULTADOS DOS ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS REALIZADOS, QUE SÃO DE INTERESSE DO TERRITÓRIO

Compete à ATI prestar o serviço de assessoramento técnico aos atingidos do Território no âmbito do processo de reparação integral do desastre da Samarco/Vale-BHP. Com isto, pretende-se qualificar e estimular a participação ativa e informada no processo, considerando as especificidades do território e tendo por base a identificação das violações de direitos e reivindicações da população atingida.

Por isso, como atividade de assessoramento técnico, nos dias 08 e 09 de agosto de 2022, a ATI ASPERQD promoveu atividade de comunicação no Território de Degredo, que foi o III Bate Papo no Barco, com as apresentações conduzidas pelo Analista Ambiental da ATI ASPERQD, Damiani Paolo Gomes Rocha. A ação de divulgação foi realizada por tronco familiar, considerando a maior aderência no acesso de comunitários e o contexto pandêmico.

Foram apresentados os resultados do Programa de Monitoramento Quali-quantitativo Sistemático de Água e Sedimento (PMQQS), que foram coletados em áreas estuarinas e marinha de influência no território do Degredo, no período de outubro de 2021 a abril de 2022.

O foco da apresentação foi nos valores de componentes que excederam os limites da legislação CONAMA 357/05 e CONAMA 454/12. Utilizando uma linguagem acessível para a comunidade, discutimos sobre os principais impactos para biota aquática e consequentemente a saúde da comunidade exposta a esse ambiente.

Também foram apresentados os dados produzidos até junho de 2021, pela empresa Golder, que trabalha nos dados Estudo da Região Deltaica.

Ao todo foram 55 comunitários participando da atividade, além da equipe de mobilização da ATI ASPERQD.