ATI ASPERQD REALIZA PRIMEIRA RODADA DE MINICURSOS DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, EM CUMPRIMENTO AO ADITIVO TAP

08/10/2020

Entre os dias 17 e 21 de agosto, a Assessoria Técnica Independente da ASPERQD realizou a primeira rodada de minicursos para a Comunidade do Degredo. Foram realizados o Curso de Formação em Direitos e o Curso de Formação em Direitos das Mulheres.

Os cursos têm como objetivo oferecer formação em direitos humanos às atingidas e atingidos do Degredo, conforme prevê a clausula 7.1 do Aditivo TAP . Cada formação contou com uma carga horária de 08 horas, dividida em 02 dias. Em virtude das medidas adotadas para prevenção à COVID-19, os cursos foram realizados de forma virtual, em plataforma online que permitiu a participação ativa dos inscritos.

Todo o processo de oferta dos minicursos foi regido pelo Edital de Processo de Contratação – Pesquisa de Mercado n. 09/2020, conforme publicado no site da ASPERQD (www.asperqd.org.br). Entre os critérios de seleção das ministrantes, foram considerados a experiência dos candidatos(as) com povos tradicionais, experiência prévia com conflitos socioambientais, bem como pessoas pertencentes a comunidades de remanescentes de quilombo e negros(as).

Nos próximos dias será divulgado o cronograma da segunda rodada de minicursos, em continuidade aos realizados na segunda quinzena de agosto. O objetivo é aprimorar cada vez mais a oferta dos cursos, visando atender ao melhor interesse da comunidade e Território do Degredo, oferecendo formação qualificada para os atingidos, qualificando-os para o processo de reparação integral.