SAA DEGREDO – ETAPA DE SONDAGEM

26/11/2020

Voltar a ter água potável é uma prioridade para a comunidade de Degredo. Por isso a equipe da ATI ASPERQD vem acompanhando junto a Fundação Renova (FR) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, a elaboração do projeto para implementação do Sistema de Abastecimento de Água em Degredo (SAA), que viabilizara a estruturação de solução definitiva para o abastecimento da água na região. A instalação da SAA em Degredo é fruto de uma luta da comunidade, reconhecida a partir dos danos causados pelo desastre da barragem de Fundão, como parte das medidas definitivas para que a comunidade volte a ter água potável, a Deliberação 329/2016, 355/2019 e 430/2020 do CIF, destinou a FR a competência da instalação de um Sistema de Abastecimento de Água (SAA) na CRQD.

Considerando o definido na Deliberações CIF n° 329 e 355/2019, na Nota Técnica Intercâmaras nº 02/2019/CT-IPCT/CT-SHQA, o COMITÊ INTERFEDERATIVO delibera que a Fundação Renova entregue o Projeto Básico da solução definitiva/sistema de abastecimento de água potável para a comunidade de Degredo, em Linhares/ES no prazo de 75 dias a contar dos ajustes e aprovação do SAAE de Linhares/ES das premissas do projeto enviadas.

O abastecimento de água trará como resultado a melhoria na saúde e nas condições de vida da comunidade, com o fornecimento de água potável, em quantidade e qualidade adequada e pressão suficiente.

Para dar continuidade na elaboração final do projeto de sistema de abastecimento de água- SAA iniciou-se no dia 13 de outubro o acompanhamento do serviço de sondagem realizado pela empresa Sondatech contratada da FR.

Devido a insegurança hídrica da água, atualmente de acordo com a deliberação nº 161 e 202 de 2018, a FR fornece galões de água potável à CRQD, tendo em vista que a retirada do fornecimento de água mineral está condicionada a entrega do projeto básico de SAA, conforme deliberação CIF nº 355, de 16 de dezembro de 2019.

Todo o trabalho está sendo acompanhado por técnicos do Eixo Ambiental e Saúde da ATI ASPERQD e por membros da Comissão Quilombola.