ACOMPANHAMENTO DAS COLETAS DE CAMPO DOS ESTUDOS DA REGIÃO DELTAICA

01/12/2020

Dar uma resposta a população referentes aos danos ambientais oriundos do rompimento da barragem de Fundão a população da região deltaica é a essência da deliberação n° 165 do comitê interfedarativo (CIF). Visto isso, foi deliberado a realização de estudos na região do delta do Rio Doce. Você sabe o que é um delta de rio?

As regiões deltaicas de corpos hídricos possuem diversas definições. Devido a semelhança, sua estrutura está intimamente ligada a quarta letra do alfabeto grego (delta Δ), lembrando o formato das planícies de rios. Os principais fatores que controlam a formação de um delta estão relacionados com o regime do rio, processos costeiros, comportamento estrutural e fatores climáticos.

O território quilombola de Degredo está inserido na região deltaica do Rio Doce, nesse sentido, nos dias 21/09/2020 e 22/09/2020 o eixo ambiental da assessoria técnica independente ASPERQD acompanhou as coletas de campo dos estudos da região deltaica do Rio Doce. Esses dados são analisados pela câmera técnica de gestão de rejeitos e segurança ambiental (CT-GRSA). As atividades de campo consistem em coletar amostras de solo, sedimento e água superficial e diversos pontos na região deltaica, compreendendo o município de Linhares até Conceição da Barra. No território quilombola de Degredo há três pontos de coletas, o eixo ainda acompanha os pontos das áreas adjacentes (influência).

O acompanhamento da ATI ASPERQD imprime maior transparência e confiabilidade aos processos, pois os assessores supervisionam toda as metodologias utilizadas. Um membro da comissão quilombola, atua em conjunto com a assessoria nesse acompanhamento, emitindo uma credibilidade aos trabalhos realizados.

Abaixo segue as fotos do acompanhamento pelo eixo ambiental: