ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO – PMQACH

01/12/2020

Neste mês de novembro a equipe da Assessoria Técnica Independente – ATI ASPERQD, realizou uma reunião para apresentação de informações sobre o relatório de análises dos laudos dos poços de Degredo, incluídos no Plano de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano – PMQACH, apresentados pela Fundação Renova.

O relatório foi formulado pelos técnicos dos Eixos saúde e ambiental da ATI ASPERQD, com o objetivo de analisar as informações pontuadas nos laudos e promover o diálogo com o poder público, com representantes do setor saúde (Vigilância em Saúde e Estratégia Saúde da Família), para indução de melhorias no acompanhamento da situação de saúde da população do Degredo.

A reunião contou com a participação de representantes da Vigilância em Saúde, Estratégia Saúde da Família e representante da Comissão Quilombola de Degredo. Na reunião foi informado que haverá o retorno imediato dos atendimentos da Equipe Saúde da Família na Comunidade do Degredo, e outras estratégias de melhoria no acompanhamento da saúde da população. A vigilância em Saúde fez recomendações para a não utilização da água dos poços uma vez que os boletins PMQACH apontam parâmetros físico-químicos, microbiológicos e organolépticos em desconformidade com o padrão de potabilidade para consumo humano.

A ATI ASPERQD continuará acompanhando o trabalho do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano, assessorando a comunidade atingida nas tratativas relacionadas ao tema.