ÁGUA MINERAL

01/12/2020

Entre os meses de setembro e outubro foi realizado um levantamento de informações junto à comunidade do Degredo através dos mobilizadores, relacionado ao recebimento, armazenamento e usos da água mineral pelos moradores do território.

Alguns pontos da pesquisa chamaram a atenção da equipe e motivou-os para que fosse tomadas algumas medidas de orientação a comunidade em relação aos cuidados gerais a respeito da água mineral, que vai desde o recebimento do galão de água até o consumo final.

As ações não pararam por aí: no dia 04 de novembro foi realizada uma reunião com a presença do fornecedor da água mineral, mobilizadores e representantes da comunidade quilombola para uma discussão e tratativas relacionadas ao abastecimento da água e o correto e o seu correto armazenamento.

As instruções aos usuários seguem por uma vertente lógica e clara, onde orienta que ao receber o galão, deve ser verificado a data de envasamento da água mineral, a data de validade do vasilhame, certificar-se de que o lacre não está violado, observar se a embalagem está em boas condições de higiene.

Para que a qualidade da água seja preservada é fundamental, não deixar o galão de água exposto ao sol e ao calor excessivo e procurar guardá-lo o mais rápido possível, evitando assim a exposição ao sol, não armazenar próximo a produtos químicos e em locais úmidos ou com poeira.

Foi ressaltado ainda que antes de manusear o galão para fazer o uso da água deve-se lavar bem as mãos com água e sabão e após limpeza realizar a desinfecção com álcool a 70%. Os cuidados com o galão de água mineral não se restringem somente aos galões cheios, mas chamamos a atenção para os cuidados com os galões vazios, os quais não devem ser utilizados para outros fins e também não colocar objetos e produtos estranhos como (papéis, canudos, chicletes, óleos, gasolina, desinfetantes etc.) dentro do galão.

A conservação e os cuidados com o galão de água mineral são fundamentais para que sua durabilidade seja preservada.