EQUIPE ATI ASPERQD E COMISSÃO QUILOMBOLA REALIZAM VISITA TÉCNICA A EMPRESA LINHAGUA

21/01/2021

No dia 15 de dezembro de 2020 alguns técnicos da ATI ASPERQD (ambiental, saúde, mobilizadores) junto com representante da Comissão Quilombola, realizaram uma visita técnica à empresa Linhagua, responsável pela entrega de água mineral na comunidade. A Linhagua é uma empresa, cuja atividade é a industrialização e o comércio de água mineral, realiza a captação da água de surgência natural e está localizada na BR 101 ao norte da Capital Vitória – ES.

O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura e todo processo de produção da água mineral, desde a captação ao envase. Essa atividade foi mais uma etapa do trabalho que a ATI ASPERQD faz junto à comunidade, sobre a importância da qualidade da água, desde o recebimento até a preservação e acompanhamento da implementação do Sistema de Abastecimento de água (SAA) para Degredo. Junto à comunidade, trabalhamos para que os moradores do Degredo exerçam o protagonismo na garantia do acesso a água potável de qualidade, uma vez que desde o rompimento da barragem de Fundão, que ocasionou a piora da qualidade da água dos poços antes utilizada para dessedentação humana, a comunidade depende da distribuição de água mineral, até a implementação do Sistema de Abastecimento de água (SAA), conforme deliberações nº 161 e 202 de 2018, que determinam que a Fundação Renova forneça galões de água potável à comunidade.

Durante a visita, a equipe técnica e o membro da Comissão Quilombola, Marcos da Silva Costa, conseguiram dialogar e tirar dúvidas sobre as etapas do processo até que a água chegue à comunidade e formas de preservação do galão para quer as propriedades da água sejam mantidas.

Preparamos um vídeo sobre a visita, confira!

Veja algumas fotos!