1º NOVEMBRO NEGRO DO DEGREDO: RESISTIR PARA EXISTIR

22/02/2021

No mês de novembro de 2020, foi realizado o “1º Novembro Negro do Degredo: resistir para existir”. Nesse mês da Consciência Negra foram realizadas diversas atividades junto à comunidade e aos funcionários da ATI ASPERQD, com o intuito de debater questões relativas à atual condição da população negra e quilombola no Brasil. Todas as atividades foram planejadas para dialogar com o Programas do PBAQ, considerando a importância de se manter a comunidade mobilizada para as mudanças que virão.

Ao todos atendemos mais de 200 comunitários entre 3 e 97 anos! As crianças assistiram ao filme Kiriku e a Feiticeira, que conta a história de uma criança africana que recupera a água roubada de seu povo, participaram de Roda de Capoeira com o Mestre Militão e comeram muita pipoca! Os jovens tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa sobre o ensino profissionalizante e externalizar suas expectativas quanto aos encaminhamentos da Fundação Renova sobre esse assunto, após uma sessão de cinema com a exibição do longa-metragem Pantera Negra, filme de alta representatividade junto à comunidade negra no mundo todo.

Os adultos participaram de várias atividades, como a Roda de Lideranças Quilombolas, que contou com a visita do coordenador da CONAQ, Denildo Rodrigues, o Biko. Essa roda de batepapo foi muito fortalecedora, proporcionando muita troca de experiência entre as lideranças do Degredo e o convidado Biko, do Quilombo de Ivaporunduva, que desde 2000 tem o título de seu território.

A saúde quilombola foi contemplada numa ação conjunta entre a ATI ASPERQD da equipe de Estratégia de Saúde Família de Pontal que, durante toda uma manhã, esteve na comunidade realizando atendimentos, exames, atualizando vacinas e promovendo rodas de conversa para tratar de assuntos de ordem ambiental e da saúde.

Para estimular as discussões sobre o PBAQ, no que diz respeito aos PG10 “Livro de Medicina Tradicional do Degredo” e PG11 “Viveiro das Sementes Nativas e Ervas Medicinais”, realizamos três atividades envolvendo plantas. Na Oficina de PANC com a participação da facilitadora Ione, houve muita troca de informações sobre as plantas comestíveis não convencionais. Ao final da Oficina foram escolhidos dois voluntários para guardiães de sementes, dona Ivanete e seu José Borges. Realizamos a Feira de troca de Mudas e Saberes, na qual os mestres e mestras conhecedores das plantas do Degredo puderam compartilhar seus conhecimentos. Ainda, recebemos a visita de Fabiana, técnica da INCAPER, que puxou um bate-papo sobre a “aroeira”, trazendo questões da origem, manejo e os mais variados usos dessa árvore nativa abundante no Degredo.

Em uma ação que envolveu profissionais do Degredo, realizamos a atividade Papo Raiz: entre tranças e turbantes o empoderamento feminino. Com a participação das trancistas de Degredo, Angela, Francielle e Ivanéia, e da colaboradora Renata, discutimos questões sobre a autoestima da mulher negra e sobre empreendedorismo, estimulando o debate sobre possibilidades de investimento no negócio de cabeleireiras especializadas em cabelos afro. Foram realizadas duas edições do Papo Raiz, na Sede da ATI e na Vila, que foram encerradas com o desfile de modelos mirins, meninas e meninos, com seus cabelos trançados pelas profissionais de Degredo.

O 1° Novembro Negro do Degredo foi uma experiência emocionante para todos nós, técnicos da ATI e comunidade, na qual reunimos de maneira criativa, agradável e potente reflexões e ações com o objetivo de ampliar laços, promover a consciência negra e criar um ambiente estimulante para tratar de temas importantes nesse processo de reparação integral que vivenciamos.