REALIZAÇÃO DOS MINICURSOS DE DIREITOS

26/02/2021

Desde agosto de 2020, a ATI ASPERQD  aplica rodadas de minicursos em direitos, com o objetivo de qualificar os atingidos e atingidas no Território sobre os impactos ocasionados pelo desastre e os direitos aplicados, através da formação em direitos humanos.

A Primeira Rodada aconteceu entre os dias 17 e 21 de agosto de 2020, e foram ofertados dois cursos: Minicurso de Formação em Direitos e o Minicurso de Formação em Direitos das Mulheres.  Cada curso contou com uma carga horária total de 08 horas, e foi realizado na modalidade on-line. Os cursos ensinaram noções gerais de direitos humanos e direitos das mulheres.

Já a Segunda Rodada de Minicursos aconteceu entre os dias 17 de novembro de 2020 e 02 março de 2021. A segunda rodada ofertou 03 minicursos: Minicurso 01: “Da colonização ao fim da escravatura em 1888”; Minicurso 02: “Do fim da Escravatura em 1888 à promulgação da Constituição da República em 1988” e Minicurso 03: “Da promulgação da Constituição da República em 1988 até os dias atuais”

Essa rodada teve como objetivo contar a evolução de direitos do povo negro e povos quilombolas, e ocorreu nas modalidades on-line e presencial, com a disponibilização de dois espaços para que os comunitários assistissem o curso: a Sede da Assessoria Técnica e a Fábrica de Biscoitos, para atender todas as aglomerações e troncos familiares.

Também foram disponibilizados aos inscritos: transporte até o local de transmissão; lanche nos intervalos das aulas; pula-pula, algodão doce, pipoca, materiais de desenho e pintura e os serviços de cuidadoras infantis para as crianças que acompanhavam seus pais e responsáveis. Estima-se que mais de 50 (cinquenta) comunitários no Degredo assistiram aos minicursos.

Na contratação dos profissionais para facilitar os cursos, a ATI ASPERQD prioriza os candidatos com experiência com povos tradicionais, experiência prévia com conflitos socioambientais, bem como pessoas pertencentes a comunidades de remanescentes de quilombo e negros(as).

Novas rodadas de minicursos estão sendo preparadas e planejadas pela ATI, para que os atingidos e atingidas do Território estejam em constante qualificação para a compreensão de seus direitos e participação no sistema de governança.