FEVEREIRO DE MUITA INFORMAÇÃO: A ATI ASPERQD PROMOVE OFICINAS DE APRESENTAÇÃO DE DADOS DA REDE RIO DOCE MAR

26/02/2021

No âmbito do atendimento da cláusula 165 do termo de ajustamento de conduta (TTAC), a REDE RIO DOCE MAR (RRDM) possui a finalidade de apoiar ações reparatórias de interesse público relacionadas ao impacto causado na biodiversidade aquática em ambientes continentais (rios, estuários, lagos) e marinhos (praias, costa e mar), devido ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015.

A RRDM realiza diversas análises e coletas na costa do Espírito Santo e sul da Bahia e as essas atividades incluem água, sedimento, organismos aquáticos em geral, incluindo plâncton, algas, bentos, peixes, análises em tartarugas, golfinhos, observação de baleias, aves, até imageamento do fundo marinho.

No mês de fevereiro, a ATI promoveu uma ação de debate e conhecimento.  Após análise dos relatórios da RRDM pelos assessores técnicos da ASPERQD, iniciou-se oficinas de comunicação dos dados de interesse para o território. Essas ações ocorreram de maneira pontual, por troncos familiares atingindo um total de 06 troncos familiares e 85 comunitários, respeitando as medidas de segurança, devido ao contexto da pandemia mundial do COVID 19.

Os assessores técnicos da área estudo e cursos, bem como a área de relacionamento com os atingidos da ATI ASPERQD, percorreram o território do Degredo de norte a sul realizando o feedback dos estudos da Rede Rio Doce Mar. A informação foi transmitida de maneira clara e objetiva com a participação ativa da comunidade, que debateram os pontos de interesse.

 Abaixo segue o depoimento da atingida Daiane Silva Costa:

“Gostei do encontro ontem, porque esclareceu muitas dúvidas quanto a água do mar e do peixe”

  • Registros das oficinas de apresentação dos dados RRDM:

As oficinas finalizaram com uma LIVE para a comunidade, realizada pela ferramenta Microsoft Teams e conduzida pelos integrantes da Câmara Técnica de Biodiversidade (CTBIO). Essa atividade foi bastante proveitosa, pois os comunitários debateram os dados com relevância ao território de Degredo.