1ª REUNIÃO DO GT MEIO AMBIENTE E SAÚDE

26/02/2021

A 1ª reunião do GT Meio Ambiente e Saúde aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2021, de 14 às 16h, na sede da ATI ASPERQD.

Os convites foram realizados pela equipe de mobilização, nos troncos familiares. Para obedecer às normas de biossegurança por conta da pandemia da Covid-19, trabalhamos com um número de participantes reduzidos, orientado aos mobilizadores que reuniríamos na ATI de 10 a 15 pessoas. No encontro compareceram 13 pessoas.

A temática da reunião foi ÁGUA. Na explicação do assunto, conversamos sobre como o tema está sendo tratado na ATI ASPERQD. Fizemos uma introdução sobre as características ecológicas do território do Degredo, bem como explicações técnicas sobre a contaminação dos corpos hídricos da região. Depois conversamos sobre como o tema água está sendo tratado nas diversas equipes, como os programas de monitoramento previstos no PBAQ, a instalação do Sistema de Abastecimento de

Água (SAA), o acompanhamento da água mineral, as NT’s produzidas pela equipe para os eixos prioritários nº 06 e 09 e a análise técnica dos dados do PMQACH (Programa de Monitoramento da Água para Consumo Humano).

Os participantes foram interativos e fizeram diversas contribuições e perguntas sobre a qualidade da água em Degredo e o reconhecimento como comunidade atingida pelo rompimento da barragem de Fundão.