CONHECIMENTO E EMOÇÃO MARCARAM A II RODADA DE MINICURSO DE DIREITOS DAS MULHERES: A FORÇA DA MULHER NO QUILOMBO!

Entre os dias 09 e 10 de março de 2021 a ATI ASPERQD promoveu o II Minicurso de Direitos das mulheres: A força da mulher no quilombo.

O minicurso foi realizado na modalidade presencial, com um público reduzido para atender as normas de Segurança contra a covid-19. Antes da realização, foi dialogado com a comunidade e a ministrante todas as informações relacionadas a biossegurança. Também realizamos protocolos de medição de temperatura, além de ter sido perguntado a cada uma sobre possíveis sintomas de covid-19 e disponibilização de máscaras e álcool em gel.

Para aumentar o engajamento e reduzir as dificuldades de participação, disponibilizamos transporte, alimentação e para mulheres que precisaram trazer crianças oferecemos suporte das acompanhantes infantis, com atividades lúdicas durante o período do curso.

O minicurso foi um sucesso total!! A ministrante Josilene Santos, que é mulher negra, advogada e quilombola da comunidade de Sapê do Norte (ES), foi assertiva e didática, sendo muito bem recebida e elogiada por todas as participantes.

O momento trouxe assuntos importantes como: Marcos históricos de mobilização social da mulher negra e quilombola. Os papéis exercidos pela mulher nos quilombos e nos espaços públicos. A mulher quilombola na OIT 169. Enfrentamento à violência em suas diversas manifestações e racismo estrutural e a mulher negra quilombola na perspectiva do rompimento da barragem de Fundão.

O minicurso foi muito participativo, iniciando com uma exposição fotográfica onde as mulheres se reconheceram em toda sua trajetória de lutas, mas também de muitas vitórias, que só provaram que não são um sexo frágil.

A ATI ASPERQD disponibilizou pílulas do conhecimento, trazendo vídeos sobre mulheres quilombolas que fizeram história na luta pela liberdade do povo negro: Dandara de Palmares e Zacimba Gaba.

Além disso, no final do encontro, todas tiveram a oportunidade de expor suas histórias e senhos. Foi um momento emocionante.

Fique agora com algumas fotos do nosso o II Minicurso de Direitos das mulheres: A força da mulher no quilombo.