ATI ASPERQD PROMOVE LIVE DE COMUNICAÇÃO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS REALIZADOS PELO INSTITUTO LACTEC.

No dia 17 de março de 2021, a ATI ASPERQD promoveu uma live na plataforma Teams com o instituto Lactec. O encontro foi mediado pela bióloga Dandara Silva Cabral, que faz parte da equipe técnica da ATI ASPERQD e é especialista em Biomonitoramento de Ambientes impactados e ecotoxicologia aquática. O coordenador geral do diagnóstico socioambiental, Leonardo Pussieldi Bastos fez a apresentação em nome do instituto.

Na apresentação da live, o Lactec trouxe uma explicação sobre como o Lactec atua como expert do Ministério Público Federal (MPF) no contexto do das avaliações dos danos decorrentes do rompimento da barragem de rejeitos de minério, em Mariana (MG).
Para a realização desse trabalho, o instituto reuniu uma equipe de técnicos e especialistas de diversas áreas, que foram a campo fazer coletas e realizar análises para acompanhamento das alterações ocorridas, em função do desastre, no solo, no ar, na água, nos peixes, pescados, flora, fauna e patrimônio cultural.

Foram trazidos resultados para comunidade de Degredo, principalmente relacionado a contaminação de organismos aquáticos e o estudo de Área de Passagem e Deposição da Lama (APDL).

A live foi muito participativa, com a presença de mais de 70 participantes, que contou com a presença de moradores da comunidade do Degredo, especialistas de outras instituições como Iema, ICMBIO, Ibama e Fiocruz e representante dos atingidos de outras regiões.

Quer saber mais sobre esse momento? Nossa live já está disponível no YouTube: https://youtu.be/l1aZJ5ZhcC8