QUILOMBOLAS DO DEGREDO SÃO VACINADOS

A população quilombola do Degredo foi vacinada na sede da ATI ASPERQD

Duzentas e cinquenta e sete pessoas foram vacinadas no Degredo, na terça (6) e quarta (7), na sede da ATI ASPERQD. A vacinação para os quilombolas do Degredo continua nesta quinta (8) e sexta (9), de 8h às 14h, na unidade de saúde do Pontal do Ipiranga.

A organização da vacinação no território ocorreu pela Equipe de Imunização da Secretaria de Saúde de Linhares, que contou com o apoio da equipe Saúde da Família do Pontal do Ipiranga.

A ATI ASPERQD cedeu a sua sede para a realização da vacinação, na terça e quarta, disponibilizando salas climatizadas, banheiros masculino e feminino, pia para lavagem de mãos e recepção para atendimento e triagem da comunidade.

E agradece a cooperação de todos na vacinação: equipe ATI ASPERQD, Comissão Quilombola, Secretaria Municipal de Saúde – Setor de Imunização e ESF Pontal do Ipiranga – e Faculdade Pitágoras.

Após luta encabeçada pela CONAC, por meio da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF Quilombola), o Supremo Tribunal Federal concedeu no dia 19 de março decisão incluindo as comunidades quilombolas no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

ATI ASPERQD realiza ações de prevenção à Covid-19 desde o início da pandemia

A união de esforços de diversas instituições fortalece o território e promove a justiça social

 

Desde o início da pandemia, a ATI ASPERQD realiza atividades relativas à prevenção da Covid-19 no território. Capacitou os mobilizadores com o apoio do Hospital Oswaldo Cruz e produziu cartilhas e faixas de orientação para a comunidade.

Além disso, promoveu trabalho visando à conscientização das pessoas em relação à necessidade do isolamento social e higienização das mãos e forneceu informações sobre os sintomas da doença.

Atendendo os protocolos sanitários, a equipe ATI ASPERQD passa por verificação diária de temperatura, histórico de sintomas, uso de máscaras e higienização das mãos, respeitando as regras de distanciamento para a realização das atividades.

Além das medidas de prevenção, fez diversos acionamentos junto aos órgãos de governo, na busca pela garantia de direitos em relação a vacinação contra a Covid-19 para a comunidade quilombola do Degredo. Nos meses de janeiro, fevereiro e março encaminhou documentos para órgãos dos governos: municipal, estadual e federal.

A entidade ressalta que a pandemia acentuou a vulnerabilidade das comunidades tradicionais quilombolas, principalmente as atingidas pelo desastre da barragem de Fundão – caso do Degredo.

A ATI ASPERQD defende que, apesar de a vacinação ser direito de todos, o princípio da equidade previsto no Sistema Único de Saúde deve ser respeitado, contemplando as comunidades quilombolas e considerando suas vulnerabilidades.

Os critérios para a realização da vacina, definidos pelos órgãos de saúde do Ministério da Saúde são: ser quilombola incluído na lista de autodeterminação aprovada pela Fundação Palmares, residir no território do Degredo e ter acima de 18 anos.

A ATI ASPERQD segue realizando o trabalho de assessoramento técnico e busca pela garantia de direitos da Comunidade Quilombola do Degredo, acompanhando as tratativas referentes ao tema. A entidade destaca que a união de esforços de diversas instituições fortalece o território e promove a justiça social.

Fonte: jornalterral.com.br