PRIMEIRO MINICURSO DE FORMAÇÃO EM DIREITOS NO FORMATO PRESENCIAL

Entre os dias 19 e 22 de julho a ATI ASPERQD promoveu a III rodada da série de minicursos de formação em direitos, sendo o primeiro na modalidade presencial, com o tema: “Comunidades Quilombolas e Direitos Ambientais”. O objetivo dos nossos minicursos é a qualificação para participação informada das atingidas e atingidos no sistema de governança e no processo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, Mariana/MG (atribuições da cláusula 7.1 do Aditivo TAP).

A mobilização da comunidade foi realizada pela equipe de Relacionamento com a Comunidade, onde de casa em casa, os mobilizadores utilizaram dois informativos para engajar a comunidade. Foram vários inscritos, com pessoas de várias faixas etárias.

Através da seleção via edital, as professoras Fernanda de Oliveira e Silva (antropóloga) e Ana Carolina Tostes (advogada popular), foram contratadas e ministraram o minicurso, compartilhando conhecimento sobre direitos ambientais para comunidades tradicionais. Foram mais 50 participantes, divididos em turmas A e B. Todas as turmas foram participativas e trouxeram várias experiências de particularidades e conflitos ambientais vivenciados no território do Degredo, sobretudo após a chegada da lama.

O último dia de minicurso foi reservado para a coleta de feedbacks e formatura, que contou com a presença dos formandos, familiares e amigos. Após a certificação, a ASPERQD, através do diretor cultural Pedro Costa e a presidenta Cléia, preparou uma surpresa de encerramento, com uma linda roda de jongo, manifestação cultural do Degredo e de origem afro-brasileira.