DEGREDO FAZENDO HISTÓRIA NO PROCESSO DE REPARAÇÃO

Pela primeira vez na história do processo de reparação dos impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG, um atingido participa como membro do Comitê Interfederativo (CIF).

A solicitação foi realizada pela Comissão Quilombola do Degredo assessorada pela ATI ASPERQD, no mês de julho, para compor uma das três vagas que nunca foram preenchidas e são destinadas aos atingidos. Os membros são: Jadilson Lino de Oliveira Gomes e Marcos da Silva Costa.

A primeira reunião como membros aconteceu entre os dias 15 e 17 de setembro e em todos os dias a Comissão Quilombola do Degredo parabenizada pelo presidente do CIF e demais membros, pela disponibilidade e atuação no processo, sendo considerado esse um marco histórico.

‘’…Dou parabéns ao Jadilson, que só mostra quão é fundamental a presença dos atingidos, que trazem qualidade na visão de quem enfrenta o desastre. É um momento histórico e esperamos que as duas outras vagas sejam preenchidas e que não fiquem jamais vagas, já ficaram por tempo demais…’’ – Thiago Zucchetti Carrion – suplente da presidência do CIF

Ressaltamos que o CIF é uma instância deliberativa, ou seja, decisória, que tem como função orientar, acompanhar, monitorar e fiscalizar a execução das medidas de reparação, promovendo a interlocução permanente entre a fundação, os órgãos e as entidades públicas envolvidas e os atingidos.

É degredo fazendo história!

Autora: Dandara Silva Cabral (Bióloga, assessora técnica da ATI ASPERQD)