COMEÇAM AS AÇÕES DO PBAQ NO TERRITÓRIO

É oficial: o Plano Básico Ambiental Quilombola (PBAQ) está em execução! Ao longo dos meses de julho e agosto, tivemos três ações do PBAQ que marcaram o início de sua execução no Degredo.

A primeira, realizada entre os dias 19 e 20 de julho, foi a apresentação do plano de trabalho e roda de conversa da Pacatu, que executa os programas Documentação das Referências Culturais do Degredo (PG01), Incentivo às Práticas Culturais do Degredo (PG02) e Publicação do “Livro de Medicina do Degredo” (PG10). Neste momento, os participantes receberam a Pacatu no território e se reuniram para iniciar os diálogos sobre as referências culturais da comunidade. Grupos temáticos foram criados para trazer um pouco da história do Degredo, das festividades, da pesca, das plantas, ervas e conhecimentos sobre elas.

Ainda em julho, entre os dias 27 e 30, a Herkenhoff & Prates (H&P) fez a primeira etapa da Capacitação de Lideranças Quilombolas (PG17). Ao longo dos encontros, foram tratados diversos pontos sobre os direitos territoriais, culturais e educacionais das comunidades quilombolas. Foi um momento em que a comunidade refletiu sobre o ser quilombola, sobre a identidade do Degredo e a importância de seu reconhecimento.

Em agosto, entre os dias 24 e 28, a Pacatu conduziu a primeira oficina de audiovisual da Documentação das Referências Culturais do Degredo (PG01). Apresentaram os princípios de áudio, fotografia e vídeo, capacitando a comunidade para que faça o registro de suas referências culturais. Assim, a comunidade também poderá fazer parte da equipe técnica da gravação e produção do documentário sobre o Degredo. A Pacatu continuará com as oficinas de audiovisual em setembro. Já em outubro, iniciará o processo da cartografia social e ações relacionadas ao programa de Incentivo às Práticas Culturais (PG02).

A ATI esteve presente em todos estes momentos, dialogando com as empresas para garantir o bom andamento das ações, e acompanhando os trabalhos para garantir que a comunidade tenha a reparação que tanto busca. A partir do nosso acompanhamento, buscamos identificar os pontos que podem ser aprimorados para as próximas ações, melhorando o PBAQ cada vez que ocorrer uma atividade no território.