ATUALIZAÇÕES SOBRE EXECUTORAS DO PBAQ

Os últimos meses foram marcados por diversas tratativas da Assessoria Técnica Independente ASPERQD (ATI ASPERQD) e da Comissão Quilombola (CQD) para garantir a melhor execução possível para o Plano Básico Ambiental Quilombola (PBAQ). Neste sentido, temos duas atualizações importantes a respeito de possíveis entidades responsáveis pela execução do PBAQ.

A primeira é sobre a interrupção das tratativas com a UNESCO para realização do Monitoramento Hídrico Participativo. Desde janeiro, ATI ASPERQD e CQD realizaram uma série de encontros para desenhar um programa de monitoramento para Degredo. Em julho, no entanto, a CQD decidiu cessar as tratativas com UNESCO por entender que os avanços da proposta em pontos importantes, como, por exemplo, a remuneração dos monitores da comunidade, não estava de acordo com as necessidades da comunidade, conforme as oficinas de detalhamento que resultaram no Programa de Monitoramento Ambiental (PG05).

A segunda é sobre a contratação, também em julho, da empresa Tetra Mais para executar o Projeto de Meliponicultura para a Foz do Rio Doce. Após tratativas com ATI e CQD, a criação de abelhas sem ferrão, prevista no Programa de Intensificação das Atividades de Apicultura (PG15), aberto para 16 famílias do Degredo e outras 64 famílias de Regência, Areal, Entre Rios e Povoação. Durante os próximos meses, teremos atividades de mobilização da comunidade e elaboração do diagnóstico socioeconômico e ambiental, fundamentais para o êxito do projeto.

A ATI ASPERQD continuará realizando diálogos e acompanhando as ações no território, se certificando que tudo se desdobre conforme as expectativas do Degredo.