QUALIFICA DEGREDO LEVANTAMENTO PRÉVIO DE INTERESSE EM CURSOS

O Qualifica Degredo é uma iniciativa levantada pela ATI ASPERQD, que está sendo dialogada com a Gerência de Economia e Inovação da Fundação Renova.

O objetivo desse levantamento é buscar junto à comunidade cursos de interesse, visando a retomada de atividade econômica e autossustentabilidade financeira da comunidade. Queremos cursos que sejam capazes de oferecer oportunidade para quem não possui experiência e quer aprender uma nova atividade e, também, para quem já tem uma habilidade e quer se aperfeiçoar. Essas sugestões serão discutidas com a Fundação Renova para que possa propor uma forma de oferecer esses cursos de forma gratuita a comunidade do Degredo, auxiliando assim na reparação integral dos danos causados pelo desastre da barragem de Fundão e na garantia dos direitos da comunidade, com a contratação de mão de obra local e qualificada.

Os dados de interesse da comunidade foram levantados de casa em casa, pela equipe de Relacionamento com a comunidade, através do mobilizadores que são técnicos que representam o elo entre ATI ASPERQD e comunidade, sendo escolhidos entre membros integrantes dos troncos familiares quilombolas, investidos, portanto, dos requisitos socioculturais da representatividade e autoafirmação enquanto membro integrante da comunidade quilombola. Tratando-se de elemento fundamental para o desenvolvimento das atividades realizadas pela assessoria, o mobilizador tem figura central, como intermediário entre os resultados dos trabalhos realizados pela ATI e a comunidade, além do desenvolvimento de outras atividades cruciais.

Para o desenvolvimento da pesquisa, os mobilizadores receberam treinamento adequado com a equipe de Estudos e Cursos (ECursos) da ATI ASPERQD, em dois encontros remotos e três presenciais.

A formação da equipe para o levantamento de dados e o trabalho realizado em campo realizado pelos mobilizadores visam a participação social, o protagonismo, a transparência e a continuação do processo de mobilização já iniciado nas comunidades, respeitando a particularidade do território.

Agora a ATI ASPERQD se prepara para apresentar os dados e dialogar os próximos passos com a Gerência e Economia e Inovação da Fundação Renova, no dia 30 de agosto de 2021.