Retomada das conversas sobre o Projeto de Meliponicultura no Degredo

No começo do mês de dezembro de 2021, a ATI-ASPERQD se reuniu com a Fundação Renova para definir os detalhes para a aplicação do Projeto de Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) na comunidade do Degredo. Na ocasião, a ATI se prontificou para realizar um levantamento de interessados no território e, a partir desse levantamento, organizar uma reunião para explicação do projeto, esclarecimento de dúvidas e tomada de decisões importantes, respeitando os anseios da comunidade.

O processo de mobilização realizado pela equipe de relacionamento com a comunidade, em parceria com a área de acompanhamento do PBAQ, resultou em uma lista de 104 comunitários interessados em participar do projeto. A reunião foi agendada para o dia 13/01/2022, com a entrega de informativos/convites para todos os listados.

Ocorre que, infelizmente, no mesmo dia em que a reunião seria realizada, o território sofreu a perda de um importante líder local e referência na atividade de apicultura, o sr. José Costa. Assim, em razão do luto vivido na comunidade, a reunião foi cancelada.

Considerando a necessidade de um novo agendamento para a realização da reunião e tendo em vista o atual estágio epidemiológico no Espírito Santo, a ATI decidiu dividir os interessados em duas turmas de aproximadamente 50 participantes, a fim de garantir a segurança dos interessados. Assim foram agendados dois encontros na sede da ATI-ASPERQD: um para o dia 09/02 e outro para o dia 10/02, ambos às 14h.

O projeto de Meliponicultura visa implementar um projeto sustentável de geração de renda para 80 famílias da Foz do Rio Doce (direta e indiretamente impactadas), a partir da criação de abelhas nativas sem ferrão (Meliponicultura), para produção de mel e derivados (própolis, pólen etc.) e vai executar parte do PG 11 do PBAQ (Intensificação da atividade de apicultura no território).

Das 80 vagas, 30 estão inicialmente destinadas ao Degredo e, com a tomada de importantes decisões pela comunidade, que direcionarão a forma como o projeto vai acontecer no território, daremos início ao acompanhamento dessa ação de diversificação de fonte de renda para os comunitários.

Colmeia de abelha sem ferrão (jataí)

Por isso, você, que informou o seu nome como interessado em participar da reunião, entre em contato com o seu mobilizador para obter informações quanto ao dia da turma da qual você faz parte. Não deixe de participar deste evento tão importante para a comunidade.

Aguardamos a sua presença!