Avanços no projeto de meliponicultura no degredo

Nos dias 09 e 10/02/2022, a comunidade e a ATI ASPERQD se reuniram para tratar sobre o projeto de meliponicultura no Degredo. As informações sobre o projeto podem ser acessadas aqui.

A equipe de mobilização da ATI-ASPERQD realizou um levantamento para identificar os interessados em participar do projeto, que vieram até a sede da ATI para conhecer um pouco da iniciativa e tomar algumas decisões sobre como o programa será desenvolvido no território.

30 das 80 vagas do projeto da meliponicultura foram disponibilizadas para a comunidade do Degredo. No entanto, a comunidade precisava escolher se estas vagas seriam destinadas a famílias ou indivíduos. Durante os encontros, os comunitários demonstraram a preferência pelo preenchimento das vagas por família, já que este modo reflete a organização da comunidade para o desenvolvimento de outras atividades produtivas, como a agricultura.

Outro ponto importante foi o levantamento de possíveis locais para a instalação das caixas de abelhas sem ferrão a partir dos conhecimentos da comunidade sobre o território. Seriam locais de fácil acesso para os participantes, com abundância de recursos e poucas ameaças para as abelhas.

Após essa primeira interação com a comunidade sobre o projeto, nossa próxima atividade será uma nova reunião com os interessados, desta vez com a presença da empresa executora do projeto (Tetra Mais), a fim de dar início aos trabalhos no território.

A implementação desse projeto é mais uma conquista da comunidade no processo de reparação do desastre da Samarco. Degredo segue escrevendo a sua história!