José Leite Costa, vive!

José Leite Costa, nascido em 26/05/1951, filho de Almerinda Leite de Araújo e Aniceto Costa, neto de Atalino Leite. Foi morador do Degredo desde quando nasceu, cresceu pescando, constituiu família e criou seus filhos com a força do seu trabalho na agricultura, pesca, apicultura e na produção de farinha de mandioca.

O Griô Zé Costa, como também era conhecido, foi o primeiro a lutar pelos direitos da comunidade do Degredo. Fundou a primeira Associação de Pescadores do Degredo – ASPED e com muita luta buscou pela titulação como território quilombola.  A partir da certificação quilombola emitida pela Fundação Cultural Palmares, a ASPED passou a chamar-se Associação dos Pescadores e Extrativistas e Remanescentes de Quilombo de Degredo – ASPERQD.

Foi um herói reconhecido por sua liderança na comunidade, e que lutou por todos na busca pelos nossos direitos, se dedicando para o resgate da cultura local e da tradicionalidade. Durante a sua jornada na busca pelo engajamento da comunidade, fez muitas visitas a cavalo e a pé, conversando com cada comunitário sobre as melhorias para o território. Foi uma figura fundamental na criação do projeto de Assessoria Técnica Independente (ATI) na busca pela reparação dos danos causados pelo desastre-crime da barragem de Fundão. Griô de bons conselhos, sempre buscando o melhor para cada um. Sentimos falta das conversas, conselhos e das brincadeiras. Pessoa que já vimos brava, mas nunca triste.

Que seu legado sirva de exemplo para todos, porque apesar das dificuldades nunca desistiu de lutar pelo lugar onde nasceu e morou, sendo exemplo de liderança do território. Que seja sempre lembrado em nossos corações como o velho e bom Zé Costa.

“Todos nós nascemos de um propósito de Deus, nascemos para Deus, vivemos para Deus e, quando ele nos quer junto dele, morremos para Deus.’’

O Griô José Leite Costa foi para junto do Pai para cumprir sua jornada junto Dele, para nós ficaram somente as boas lembranças e o legado que construiu com muito sacrifício e honra.

“Combateu o bom combate, terminou a carreira, guardou a fé”.

Uma homenagem da equipe de mobilização da Assessoria Técnica Independente – ATI ASPERQD.

26/05/1951 a 13/01/2022