Degredo celebra 6 anos de certificação quilombola

No dia 20 de maio de 2016 o território de Degredo recebeu certificação como comunidade remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. O processo de certificação se inicia por meio da auto atribuição de um coletivo étnico que se reconhece remanescente de quilombo em razão do compartilhamento de práticas sociais e modos de vida próprios e específicos e que são indissociáveis de seus territórios. A certificação quilombola constitui um marco na história da comunidade de Degredo que sempre buscou sua autonomia e o reconhecimento de seus direitos tendo na figura do senhor José Costa (in memoriam) o principal incentivador desse processo.

Em alusão a este dia histórico, a equipe de mobilização da ATI ASPERQD apontou os significados de ser quilombola e a importância da certificação para o alcance de direitos sociais, vamos conferir:

“Ser quilombola é um orgulho pois somos a representatividade dos nossos ancestrais e do nosso povo guerreiro. Nos sentimos privilegiados de termos nascido em Degredo, apesar das dificuldades e dos problemas advindos com o crime da Samarco. Significa um privilégio também porque a partir da certificação e das legislações que nos amparam, como a convenção 169 da OIT, nós podemos acessar muitos direitos.

Nós reconhecemos e representamos os valores, os costumes, as ideias e a cultura do nosso território onde nascemos, nos criamos e vivemos até hoje. Temos orgulho da nossa tradição. Quando a gente não sabia do reconhecimento quilombola, já vivíamos como quilombola, pois a identidade não está no papel e sim na memória, nos saberes, no nosso modo de vida. Como Zumbi em Palmares, aqui a gente teve um líder que foi o Atalino, que fundou nossa comunidade. Além dele, tivemos várias guerreiras e guerreiros como Estefânia, Almerinda, Marta, José Costa, entre outros.

O mais importante da certificação é o reconhecimento das lutas e essa questão do crime da Samarco é mais uma luta que enfrentamos. Estamos num lugar de difícil acesso, ainda. Porém, com muita luta, temos conquistado nosso espaço e visibilidade para o município de Linhares, para o Estado, para o Brasil e para o mundo.

Com a certificação, a comunidade hoje está organizada e continua na luta por meio de nossas representações como o Conselho Ancestral, a Comissão Quilombola de Degredo, a Asperqd, a Assessoria Técnica, entre outras. Os livros de história não contam tudo e hoje nós estamos escrevendo a nossa história, a história de Degredo. Por isso, para nós, ser quilombola é buscar o reconhecimento e o respeito da sociedade.”