FUNDAÇÃO PALMARES PUBLICA ORIENTAÇÕES PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19 PELAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

20/06/2020

A Fundação Cultural Palmares publicou orientações para as Comunidades Remanescentes de Quilombos para o enfrentamento ao novo coronavírus. 

A publicação traz orientações gerais de prevenção à COVID-19, explica como ocorre sua transmissão, os sintomas mais comuns e cuidados gerais a serem adotados nesse período de pandemia. Acesse o link abaixo para ter acesso à publicação completa.

A recomendação da Fundação também vale para pessoas de fora das comunidades, que visitam os territórios tradicionais por diversos motivos: turismo, laços afetivos e de parentesco, de estudo ou trabalho. Durante o surto da doença essas pessoas devem evitar o máximo ir até às comunidades, como forma de prevenção.

É importante que toda comunidade quilombola esteja vigilante nos cuidados de prevenção ao novo coronavírus, adotando as medidas de prevenção e denunciando aglomerações no território.

Atividades de empresas construtoras dentro do território ou próximo a ele, e atividades relacionadas a mitigação de impactos ambientais no território também devem ser paralisadas.  Se você é da comunidade e notou que algum movimento nesse sentido ainda continua ocorrendo, envie um e-mail para: [email protected].

Apenas os serviços públicos essenciais – coleta de lixo e agentes de saúde, por exemplo – são permitidos em movimentos no território nesse momento delicado de pandemia.

Com a colaboração das lideranças, entidades representativas e de todos os moradores de territórios tradicionais, venceremos o coronavírus, preservando nosso povo e território.

Baixar Anexo